Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Oque é O Karate.


karate

O que é
É mais uma arte japonesa, uma das mais populares do mundo seu desenvolvimento se dá graças aos esforços de mestres como Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Kanbun Ueki, Choki Motobu.

A palavra Karate significa "mãos vazias" (Kara-Vazia/ te- Mãos), assim como outras artes japonesas (marciais ou não), é um caminho para o desenvolvimento espiritual (Do).Mais de uma forma geral as formas de luta de Okinawa ficaram conhecidos apenas como " Te"(mãos).Os principais estilos da época eram o Shuri-te, Naha-Te e Tomari-te (nomes originários das cidades onde foram desenvolvidos.

Histórico 
A história nos conta que durante a dinastia Ming (1368 a.C. a 1644 a.c.), cinco monges escaparam da destruição do Templo Shaolin. Ficaram conhecidos como " Os Cinco Ancestrais", eles vagaram por toda a China, cada um com o seu tipo de Kung Fu. Vários historiadores acreditam que deste fato surgiu os cinco estilos mais famosos de Kung-Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou.
Em 1393 uma pequena colônia de letrados e a artesões chineses se estabeleceu em Okinawa, a pedido do governo da ilha. Esses imigrantes desempenharam um papel importante na evolução cultural dos okinawanos, ensinando-lhes a escrita chinesa Kanji, e prestando diversos serviços na administração pública do pequeno reino.

O Karatê nasceu na pequena ilha de Okinawa, situada entre o extremo sul do Japão e a ilha de Taiwan (antiga Formosa). Originalmente usava-se o termo Te (mão) ou To-de (mão chinesa) para designar, uma prática de mãos vazias reservada à elite guerreira do castelo de Shuri Com o tempo, o Te se desenvolveu em Okinawa, sofrendo um crescimento acelerado sob fortes influências das artes marciais chinesas.Com a vinda dos coreanos e chineses, estes trouxeram seus estilos de luta que se mesclaram com o nativo fazendo nascer o karatê primitivo.

Em 1868 o Japão entra na era Meiji, que marcou a abolição do antigo sistema feudal e o nascimento de uma nova sociedade.Okinawa sempre manteve a posição de reino semi-independente até pouco depois da restauração Meiji.

No ínicio do século 19, um novo estilo de "Te" surgiu na cidade comercial de Naha, para diferenciar este e outros estilos do Te original, cada forma de combate passou a ser chamadapelo nome da cidade onde havia surgido. É por isso que temos os sistemas" Naha-Te" e "Shuri-Te". De derivações do Shuri-Te e do Naha-Te surgiram os demais estilos praticados na ilha, e posteriormente no Japão. Em Okinawa até a Segunda Guerra Mundial, eram usados os termos "Te" ou "To-de". Os mestres de Okinawa introduziram o estilo deles no Japão, usando os Kanji originais. Só que a pronúncia japonesa (Kun) do Kanji "To-de" é" Kara-te". O kanji "to" evocava abertamente sua origem chinesa. Então os mestres okinawenses, substituiram o kanji antigo pelo kanji " Kara" transformando-o de kara-te (mão da China) em Kara-te (maõ vazia). Daí para a oficialização pela Dai Nippon Butokukai foi um curto passo.

Quando o Karatê de Okinawa foi introduzido no Japão, ainda não era uma forma adaptada a um ensino público. Era ensinado e passado adiante em segredo e poucas pessoas o conheciam. Os exercícios não seguiam uma ordem estabelecida, e nenhuma terminologia havia sido adotada para as diferentes técnicas. Era um embrião ainda, uma forma de combate rudimentar, desconhecida, de uma pequena ilha do Pacífico. Em 1979, o rei Shotai, de Okinawa, foi forçado a abdicar. Então as ilhas Ryu-Kyu, foram anexadas ao arquipélago japonês. Quando Okinawa foi assimilada pelo arquipelago japonês, os jovens okinawenses foram recrutados para o serviço militar.

Na inspetoria médica, os oficiais japoneses, repararam na ótima condição física dos jovens. Quando descobriram, que eles praticavam o To-de, sugeriram à prefeitura de Okinawa a obrigatoriedade, desses exercícios nos programas escolares de educação física. Um fato importante é que Okinawa foi a primeira parte do Japão a entrar em contato com os portugueses, que láintroduziram a arma de fogo, que mudou completamente as técnicas de guerra até então conhecidas.

Como deve ser a conduta no Dojo 

É preciso que todo praticante de karatê saiba como se portar dentro do dojo, (local onde se treino), ou mesmo perante um professor ou colega de treino.

Antes de tudo, o local de treino deve ser respeitado, não devendo jamais usar sapatos dentro dele, mesmo que esteja só praticando ginástica.

O aluno mais novo de graduação não deve chamar o mais antigo para treinar luta (kumitê), no caso de ser convidado para treinar, não deve rejeitar mesmo estando cansado, e no caso de estar ferido, dirigir-se primeiro ao local de luta e depois se explicar que está ferido, mas não dizer que não pode.Neste caso o mais antigo é que deve avaliar a situação, de acordo com sua própria experiência.
Durante o descanso das aulas, procurar ficar em atitude de respeito, evitando cruzar os braços e por as mão na cintura.

Em uma aula ou treino de kata, o aluno mais graduado deve corrigir os menos graduados, e os alunos mais novos devem observar os colegas em treinamento.

A atitude de uma pessoa deve ser de acordo com o que pensa a respeito daquilo que está fazendo, mesmo fora do local de treino; aquele que verdadeiramente segue o karatê, como arte, mantém uma atitude de respeito com todos os praticantes. Uma pessoa que já pratica há muito tempo, sabe perfeitamente a atitude que se deve tomar, mas o iniciante normalmente erra e só com o tempo é que vai adquirindo uma boa conduta de lutador. (prof. Daniel Falcão)

Qualidades Físicas
Os atletas precisam desenvolver:
1. Velocidade de reação: para um contra-ataque rápido
2. Velocidade de deslocamento: para a fuga rápida de um ataque
3. Velocidade dos membros (braços e pernas): para golpear
4. Força explosiva: força, a potência do golpe
5. Equilíbrio
6. Resistência ao cansaço
7. Agilidade
8. Rítmo na execução do kata
9. Coordenação motora
10. Flexibilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário